Diferente de outras edições, o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre deste ano começou nesta segunda-feira, dia 1º, e termina na quinta-feira, dia 4 de agosto.

Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenha prestado o exame na condição de treineiro. Como o Prouni destina-se ao público que busca sua primeira graduação em nível superior, outra exigência é a de que o candidato não possua diploma de curso superior. 

Para essa edição do Prouni serão consideradas as notas do Enem de 2021 e de 2020, sendo que para o estudante que tenha prestado o Enem nesses dois anos, o sistema de inscrição utilizará a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média de notas. 

Quanto ao desempenho obtido no Enem a exigência é a de uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e nota da redação superior a zero. 

Para obter a bolsa é obrigatório comprovar renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade do curso. Esse teto de renda exigido para a obtenção das bolsas ofertadas pelo Prouni não foi alterado, sendo o mesmo definido desde o início do programa pela Lei nº 11.096, de 2005. 

Anote as datas do Edital nº 81 que oficializou o cronograma completo desta edição do Prouni.
 

Inscrição: do dia 1º ao dia 4 de agosto. 

De 8 a 17 de agosto – comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada. 

 

Lista de espera: 

 De 10 a 16 de setembro – comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera. 

 

(Assessoria de Comunicação da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior – DIPPES/SESU/MEC)

 

**Matéria publicada no site do MEC em:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inscricoes-para-o-prouni-comecam-hoje