Neste ano, 1,4 mil profissionais serão capacitados sobre o novo instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A qualificação é específica para docentes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação (BASis), e será dividida em cinco etapas, em diferentes cidades brasileiras. Os profissionais cadastrados no BASis realizam visitas in loco para avaliar cursos e instituições de ensino superior.

 

A segunda fase da série de treinamentos terminou nesta terça-feira, 1º de abril, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Nesta etapa, são orientados 150 docentes sobre o instrumento de avaliação institucional externa, que define indicadores para credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica.

 

“No caso do ensino superior, o trabalho dos avaliadores é essencial para fornecer à sociedade condições claras e suficientes sobre como os diferentes alunos matriculados nas diferentes instituições estão sendo atendidos”, afirmou o presidente do Inep, Chico Soares, aos participantes da capacitação.

 

Para a diretora de Avaliação da Educação Superior, Cláudia Griboski, o encontro também é o momento para fortalecer a comunicação entre o Inep e os especialistas. “A capacitação é o espaço para que o avaliador esclareça todas as dúvidas que tiver em relação a esse instrumento e para discutirmos o que foi elaborado.”

 

O presidente da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), Gilberto Gonçalves, destaca que os docentes devem estar efetivamente preparados para as avaliações. “Eles têm um papel fundamental nesse processo e esse treinamento é imprescindível. É um momento privilegiado de troca de experiências.”

 

Já para a avaliadora de curso e instituição de ensino, Miriam Stassun, trata-se de uma oportunidade de aproximação entre os profissionais. “Além de estar perto das pessoas que trabalham no Inep, temos interação com os outros avaliadores, podemos resolver dificuldades na hora, pois temos uma diversidade enorme de situações de pessoas que vêm de vários lugares do Brasil”, observou.

 

Instrumento – O novo instrumento articula as dez dimensões do Sinaes em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão, e infraestrutura física. Em cada uma delas estão inclusos diversos indicadores que devem ser avaliados pelos docentes.

 

Além disso, apresenta como indutores de qualidade novos indicadores: egressos; internacionalização; inovação tecnológica e propriedade intelectual, e desenvolvimento regional.

 

Por Fabiana Pelles – MEC